Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo no prêmio The Best, da FIFA

Por Portal Opinião Pública 19/12/2024 - 11:10 hs
Foto: Reprodução / Instagram @vinijr

Depois de ficar com o segundo lugar na votação da Bola de Ouro, premiação entregue pela Revista France Football, o brasileiro Vinicius Júnior conquistou o prêmio The Best, da FIFA, e foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada europeia. Essa é a primeira vez em 17 anos que um brasileiro é laureado pela entidade. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká ganhou a honraria enquanto atuava pelo Milan.

Ao todo, o atacante do Real Madrid recebeu 48 pontos, ficando 5 à frente do espanhol Rodri (Manchester City), segundo colocado, e 11 à frente do inglês Jude Bellingham (Real Madrid), terceiro. A premiação é dividida em quatro grupos de votantes: capitães de seleções, técnicos, jornalistas e o público em geral, cada um com 25% de peso na classificação final.

Além de Vini Jr., Rodri e Bellingham, ficaram entre os onze melhores do mundo Dani Carvajal (Real Madrid), Lamine Yamal (Barcelona), Lionel Messi (Inter Miami), Tony Kroos (Real Madrid/aposentado), Erling Haaland (Mancheter City), Killyan Mbappé (Real Madrid), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) e Federico Valverde (Real Madrid). Os dez nomes que concorreram ao prêmio foram escolhidos por membros de um conselho técnico da FIFA.

Em seu discurso de agradecimento, o atleta falou que alcançar o prêmio era “algo distante” em sua concepção e que sua vitória pode servir de inspiração para muitas crianças. O atacante também agradeceu aos familiares, ao Real Madrid e ao Flamengo, clube que o revelou.

“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança, que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza, do crime, e poder chegar aqui é algo muito importante para mim, que estou fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível e que eles não possam chegar até aqui”, disse.

“Tenho muitas pessoas para agradecer, claro que quero agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os treinadores, jogadores, jornalistas e uma parte dos meus fãs que votaram por mim. É algo muito importante pra mim. E não poderia deixar de agradecer a minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver o meu sonho e fizeram de tudo para eu poder chegar aqui até hoje”, acrescentou. “Quero seguir aqui por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. E no final não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me botou no campo, nas ruas e (se) cheguei aqui é graças ao Flamengo. E também agradecer a todos os jogadores da seleção brasileira e ao meu país”, encerrou.

Aos 24 anos, Vini Jr. é o segundo brasileiro mais jovem a receber o prêmio, atrás apenas de Ronaldo, que foi eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996 e 1997, quando tinha 20 e 21 anos apenas. O “Fenômeno” ainda receberia a premiação em 2002, aos 26 anos. Outros brasileiros que conquistaram a honraria foram Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005), Romário (1994) e Rivaldo (1999). 

Outras premiações 

Além de Vinicius Júnior, outros brasileiros também foram premiados ao longo da cerimônia. Jogador do Internacional, Thiago Maia recebeu o prêmio “Fair Play”, por conta de suas ações para auxiliar os moradores do Rio Grande do Sul, durante as enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. O garoto Guilherme Gandra, torcedor símbolo do Vasco, também foi coroado durante o evento como melhor torcedor. Já Marta recebeu o prêmio que leva seu próprio nome, celebrando o gol mais bonito do futebol feminino na temporada.

A espanhola Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo. Ela já havia recebido a Bola de Ouro há um mês. O italiano Carlo Ancelotti foi coroado como melhor treinador de futebol masculino, enquanto a americana Emma Hayes recebeu a honraria no futebol feminino. Entre os goleiros, os prêmios foram para o argentino Emiliano Martinez e para a americana Alyssa Naeher. Já o prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito do futebol masculino, foi para o argentino Alejandro Garnacho, do Manchester United.